domingo, 4 de dezembro de 2011

MARCOS LOPES PROMOVE A 9ª CAVALGADA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU/RN NA FAZENDA ONDE ACONTECE O FORRÓ DA LUA.

Fotos: Alex Régis  Fonte: Parte do texto transcrito da TN.
Das inúmeras nuances da cultura popular, a vaquejada é uma das que mais representa a figura do sertanejo nordestino. Na manhã deste domingo (4), cerca de 200 homens e mulheres vestiram suas botas e selaram seus cavalos para reverenciar os vaqueiros do Rio Grande do Norte e do Nordeste, resgatando parte da história daqueles que enfrentam secas, derrubam bois bravios em competições e não dispensam um bom forró pé de serra "num terreiro de chão batido".
A 9° edição da Cavalgada de São José de Mipibu contou ainda com a pega de boi no mato e a missa do vaqueiro. O evento se encerra hoje à tarde com a vaquejada feminina, às 15h, na fazenda onde é realizado o Forró da Lua, município de São José de Mipibu.
O organizador do Museu do Vaqueiro e idealizador da Cavalgada, Marcos Lopes, ressaltou que o evento é uma forma de ressaltar o valor dos vaqueiros para a história do Nordeste e do Rio Grande do Norte. Na concentração, no início da manhã deste domingo, os vaqueiros, cavalgadores e convidados puderam desfrutar de uma farta mesa com iguarias tipicamente sertanejas: queijo de coalho, munguzá, beju, cuscuz, tapioca, café e leite. De acordo com Marcos Lopes, a cavalgada é realizada sempre no primeiro domingo de dezembro pois o tempo quente proporciona o aspecto do sertão nordestino ao espaço no qual acontece a programação.
Um dos pontos altos das festividades na manhã ensolarada deste domingo (4), foi a missa presidida pelo Padre Matias. Vaqueiros, cavalgadores e convidados assistiram à cerimônia realizada num pátio de vaquejada.
Padre Matias usou uma jaqueta e chapéu de couro pertencentes ao cantor e compositor Dominguinhos. "A essência da celebração não muda. O sacramento pelo qual agradecemos a Deus é o mesmo. Neste contexto de vaquejada, as indumentárias, as sanfonas, valorizam a cultura nordestina e o ambiente que remete à vaquejada", explicou.
Uma orquestra de sanfonas formada por crianças fez o acompanhamento musical da celebração e emocionou o público presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito mais notícias em apenas um click!