quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ANÁLISE DOS FATOS - PREFEITA NORMA: PODE COMPARAR – POR JOÃO MARIA FREIRE



A minha condição de auxiliar da Prefeita Norma me permite fazer uma análise pautada em dados, fatos concretos, com conhecimento de causa. Ouso dizer, sem receio de equívoco: 


Norma entra para a história como uma das prefeitas que mais realizou obras em São José de Mipibu. Em todas as partes da cidade, para onde se for terá um marco de sua administração. Diferente de outros gestores, que governaram a cidade, quase acabavam com ela e hoje querem figurar com bom-mocismo.

Norma foi a prefeita que mais construiu postos de saúde. Norma foi a prefeita que mais construiu escolas. Norma foi a prefeita que mais pavimentou ruas no centro e nas comunidades rurais.

Norma foi a prefeita que mais construiu casas populares - mais de mil. Norma honrou os salários do funcionalismo do começo ao fim. Norma criou o Programa Família Feliz, que distribui 850 cestas básicas todos os meses. Norma modernizou a administração, respeitando o funcionário que trabalha nas secretarias municipais. Norma realizou um concurso público sério. Norma modernizou a frota municipal, adquirindo dezenas de veículos de pequeno e de grande porte. Norma foi a prefeita que reformou o Mercado Público depois de 40 anos que não se fazia isso. Norma resolveu o problema do aterro para lixo, que nenhum prefeito havia encontrado a solução. Essas e outras ações Norma viabilizou graças à parceria com Governos federais e estaduais.


Mas aí também está o diferencial de um prefeito. Governar somente com verbas municipais fica inviável em qualquer parte do Brasil. Agora mesmo, o FPM, principal fonte de recursos da prefeitura, vem zerando a cada decênio, devido às dívidas que Norma recebeu em 2003 e está tendo que pagar. A tão propalada "rejeição" de Norma tem uma explicação. Norma herdou do seu pai, Janilson Ferreira, o estilo de não rebater seus críticos, deixando que o tempo dê resposta. E aí, os caras se agarram a problemas pontuais para plantar a notícia que se espalha e acaba soando como verdade.

Mas o tempo mostrará que, pode comparar, Norma implantou uma administração que vai pôr os sucessores numa grande responsabilidade de, ao menos se igualar aos seus feitos. Tem problemas a Administração de Norma? Claro que tem: lixo, postes apagados, buracos nas ruas. Problemas que às vezes se demora a resolver e acabam encobrindo os feitos. Nessa análise crítica não se pode deixar de avaliar, também os problemas. Mas pode comparar...


Outro detalhe: diferente de outros governos que gastam fortunas em publicidade, mais que em Saúde e Educação, Norma não investiu neste setor, para divulgar as ações da Prefeitura. Tem muita gente com medo de que Norma entre na campanha política para, mostrando seus feitos, relembrar a memória do povo. Norma vai entrar na campanha política? Esperar para ver. Nesta foto, Norma se encontra com Kerinho e o Vice-Governador Robinson Faria, tarde de terça-feira.

--------------------------
BLOG/CELULAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito mais notícias em apenas um click!