quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A PROFª REJANE SOUZA FALA PARA DOCENTES E ESTUDANTES NA CIENTEC – UFRN- SOBRE VIDA E OBRA DE LUIZ GONZAGA



A professora Rejane de Souza fala para educadores e docentes sobre curiosidades da vida do Rei do Baião e de seu projeto de nordestinidade, tendo em vista a valorização da cultura popular. A palestra foi realizada na tarde dessa quarta-feira (25) no Pavilhão da Educação- CIENTEC/RN. Como ocorre todos os anos, a SEEC/RN participa como forte parceira desse evento científico. E este ano, além da participação de todas as Direds com direito a estandes para expor os projetos de natureza científica e cultural dos alunos, a SEEC/RN montou, também, um Auditório para apresentações de projetos, pesquisas e outros temas culturais realizados por alunos, professores e pesquisadores durante todo evento. 


E, no âmbito, desse calendário, teve a significativa participação da professora Rejane. Dialogando com educadores e estudantes sobre um de seus temas prediletos: a cultura popular através da obra de Luiz Gonzaga, ela sugere, em sua fala, que as escolas precisam resgatar a nossa cultura através de projetos pedagógicos e outras ações que despertem nos alunos o gosto por esse rico material que a nossa região do Nordeste possui. 


Além disso, a professora, através de fragmentos de músicas de Luiz Gonzaga, destacou o conteúdo de poesia que está presente na obra musical do Rei do Baião, por isso as músicas dele, até hoje, são regravadas, passando, assim, de geração em geração.


“E o projeto que Luiz Gonzaga idealizou com se eterniza na memória do povo, até hoje, porque foi pensado a partir da tradição, dos costumes do povo; da beleza dos pássaros, dos amores e do sertão; da terra, das saudades e tantos outros elementos que compõem a identidade e a cultura de um povo que endurece pelos desafios da vida, mas não perde a ternura jamais”, finaliza a professora Rejane


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito mais notícias em apenas um click!