domingo, 2 de dezembro de 2012

PROJETO DE FORMAÇÃO DE LEITORES NA ÁREA DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL


Na última sexta-feira, dia 30, Nísia Floresta, através da iniciativa da professora Rejane de Souza, que teve seu projeto de formação de leitor contemplado pelo edital do BNB Cultural, foi palco de mais uma ação pioneira, pois é a primeira vez que um projeto desse gênero acontece na região, além disso, é também ação primeira da inserção do Banco do Nordeste nesse município. O projeto que tem como patrocinadores: BNDES – Banco do Nordeste – Governo Federal – teve a sua oficina inaugural realizada no Centro Paroquial Isabel Gondim, sexta-feira, 30 de novembro, com a brilhante palestra da escritora Salizete Soares Freire, que encantou com suas histórias de vidas e dos livros.

“Os templários” grupo dirigido pelo Professor Cláudio Marques da Escola Yayá Paiva.

E como apresentação cultural, o projeto “Os templários” do professor Cláudio Marques da Escola Yayá Paiva trouxe um grupo de jovens que representou personagens da mitologia grega. O evento contou com a presença dos parceiros locais, como Padre Fábio Pinheiro – Administrador Paroquial do Município de Nísia Floresta, a professora Ana Carvalho, Secretária de Educação do Município e Maria de Lourdes Lemos, Diretora da Escola Estadual Nísia Floresta.


Escritora Salizete, Ana Maria de Carvalho [Sec. de Educação de Nísia Floresta], Rejane Souza coordenadora do Projeto

Uma ação que partiu do individual e passou para o coletivo, foi essa a reflexão da fala da coordenadora do projeto, profa Rejane de Souza, que, em agradecimento ao apoio recebido pela equipe que formou para se envolver na ação e a parceria da SEEC/RN, Paróquia de Nísia Floresta e Secretaria Municipal de Educação do Município, a professora disse que, independente de ideologias ou credo, o projeto de formação de leitores, a ser iniciado na região, tem como base o pilar educacional, e como tal abrange a responsabilidade de todos, pois independente de nossa formação, o ato do educar é inerente a todo ser humano, seja professor, padre, secretária de educação, professores pais e alunos. Diante disso, a partir da formalização dessas parcerias, o projeto não era mais seu, mas de um conjunto de pessoas envolvidas para que essa ação de incentivo ao livro e à leitura possa ter o sucesso almejado: que os estudantes da Rede Pública do Município e do Estado possam desenvolver, de forma prazerosa e eficiente, suas competências leitoras. Isso porque o curso de formação de leitores realizado com o grupo de professores visa ações multiplicadoras em sala de aula, uma vez que as estratégias de leitura recebidas no Projeto almejam fomentar práticas inovadoras para atrair os alunos no universo da leitura.

Equipe nas oficinas

Nas fala do Padre Fábio, além de receber os parabéns pela iniciativa, ele falou do papel importante que o representante da Igreja tem como porta voz do social da Educação, compartilhando com as reflexões da professora. A secretária Ana Carvalho, reforçou a parceria e destacou a importância do projeto para o aperfeiçoamento da formação dos docentes nas práticas leitoras dos alunos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito mais notícias em apenas um click!