sexta-feira, 17 de maio de 2013

A EQUIPE DO PROJETO DE FORMAÇÃO DE LEITOR PRODUZ LIVRO TEMÁTICO DA CULTURA DE NÍSIA FLORESTA.


Em sua quarta edição, o projeto de formação de leitor em literatura infantil de forma lúdica realiza, com sucesso e criatividade, a sua oficina de leitura. O projeto é coordenado pela professora Rejane de Souza, que teve o projeto selecionado pelo BNB Cultural, que o financia junto com o BNDES e Governo Federal. 

Realização da oficina com os Educadores...


Nessa edição, a oficina de leitura foi realizada em duas etapas: primeira parte: divulgar o potencial local e representar as mães em alusão ao mês de maio. Para isso, o projeto convidou a professora Sueli Celestino dos Anjos para apresentar a sua produção literária que envolve cordéis e outras poesias. 

A artista visual Samira na construção das imagens para a criação do livro...


A referida professora nisiaflorestense é a atual diretora administrativa da Escola Municipal Yayá Paiva. Diante disso, a ambientação do espaço criada pelos jovens, que atuam no projeto, foi de coração, flores e as poesias da professora Sueli, contextualizando, assim, a simbologia do mês. 



Na segunda parte, a professora Rosires Paiva, que é especialista em Alfabetização, realizou a oficina de confecção de livro, utilizando a cultura de Nísia Floresta como temática. A professora mostrou aos docentes, jovens e Agentes de Leitura novas formas de provocar a curiosidade dos alunos para a leitura e releitura dos livros de literatura e do folclore. 


Toda equipe se envolveu na atividade através da produção coletiva do livro: Nísia Cultura. Dividida em grupos, cada um ficou responsável por uma atividade em prol da construção do livro. 


“A cada etapa desse projeto, além da sensação de alegria em presenciar o talento e criatividade das pessoas do lugar onde nasci, percebo que o projeto traduz o meu sonho inicial: resgatar e divulgar sempre o rico potencial de nossa gente de forma autêntica, sem a ideia de exploração, mas de valorização”, comenta a professora Rejane. 


O projeto tem o jeito de ser e de fazer dos nisiaflorestenses. E para fortalecer mais o fomento ao livro e à leitura na região, a professora convidou para participar da formação os Agentes de Leitura que, na próxima semana, inicia, também, o trabalho de incentivo à leitura nas comunidades carentes de Nísia Floresta.

2 comentários:

  1. Mediar um trabalho com uma equipe comprometida, criativa e cumplice é maravilhoso e compensatório. Parabéns equipe de Nísia Floresta e coordenadora do projeto querida Rejane (professora, amiga e colega de trabalho).

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida Rosires.Esse compromisso se reflete em todos nós pelo fato de buscar desenvolver uma ação de leitura com seriedade, paixão e desprendimento para cidade onde nascemos.Um trabalho pautado pela vontade de fortalecer a cultura da leitura e escrita para uma camada sedenta desse bem.

    ResponderExcluir

Muito mais notícias em apenas um click!