segunda-feira, 18 de maio de 2009

A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO BRASIL

A criança e o adolescente devem ser,segundo a Constituição,respeitados em seus direitos e deveres. A constituição brasileira criou o Estatuto da Criança e do Adolescente que objetiva garantir-lhes uma vida com dignidade, liberdade e respeito, porém a nossa realidade se contrapõe aos escritos.
A situação econômica,por exemplo, é um dos grandes responsáveis pelos desajustes, porque as famílias, sem condição de cumprir com seus compromissos, são obrigadas a liberarem seus filhos para o Mercado de Trabalho a procura de um complemento salarial, sendo eles expostos a agressões e violência do meio urbano. Esse e outros problemas fazem com que a criança abandone a escola, seja explorada nas diversas formas de trabalho, envolva-se com as drogas e o crime organizado e se prostitua; constituindo,assim, problemas socias de elevadas proporções.
Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, reflitamos sobre os inúmeros casos absurdos presenciados no dia-a-dia e veiculados pelos meios de comunicação de massa. Sejamos, portanto, vigilantes e parceiros dos órgãos competentes, para denunciar qualquer forma de violência e exploração contra a população infanto-juvenil, assim poderemos exercer nossa cidadania e lutar por uma sociedade mais igualitária.

Por Alexandre Silva Freire(professor e estudante da UFRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito mais notícias em apenas um click!