segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PORTUGUÊS EM FOCO - MEIO AMBIENTE.MODOS VERBAIS

Quando se fala em meio ambiente, logo se pensa em mata, rio, oceano. Algo que, muitas vezes, parece estar distante da gente. Porém, ele está embaixo de nossos pés. Podemos preservá-lo a partir de ações cotidianas e bastante simples.
A seguir, algumas sugestões:

1. Poupe água; lá se vão 20 litros se você escova os dentes de torneira aberta. O custo de 1 litro desse líquido equivale a 1 litro de gasolina.

2. Use detergentes biodegradáveis; os não degradáveis provocam chuvas ácidas que devastam a natureza, monumentos e construções.

3. Das 90.000t de lixo produzidas diariamente no Brasil, 88% ficam a céu aberto. Reutilize embalagens, não jogue lixo em público. Analise os próprios hábitos: cada pessoa produz, em média, 800g de lixo por dia.

4. Plásticos levam 200 anos para se degradar. Incentive programas de coleta seletiva de lixo; prefira objetos de vidro 100% recicláveis.

5. Cultive plantas nativas; de 12 a 20ha de florestas desaparecem, diariamnente, no mundo.

6. Mantenha o motor do carro regulado, evite contribuir para o esquentamento da terra: o descongelamento dos polos causará enchentes cada vez mais destrutivas.

7. Não atire objetos pela porta do carro, não entupa bueiros.

Fonte: Programa SENAC-SP de educação e cidadania.

O modo verbal indica a maneira e a circunstância em que o fato é expresso. Há, em Português, três modos: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo.

No texto, os verbos sublinhados estão no imperativo, uma vez que expressam, nesses casos, um pedido, ou seja, o falante solicita ações simples , porém essenciais à preservação do meio ambiente. Esse modo expressa também ordem, desejo, conselho e sugestão.

Há ainda os modos indicativo e subjuntivo. O primeiro apresenta o fato como certo, real; o segundo, como duvidoso, incerto.

POR ALEXANDRE SILVA FREIRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito mais notícias em apenas um click!