quinta-feira, 23 de setembro de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA – TEMA: DROGAS


Na noite de ontem, 22 de Setembro de 2010 o Conselho Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria de Saúde e diversos seguimento s da sociedade civil organizada realizaram uma audiência Pública para que fosse formado ou melhor reativado o Conselho Municipal Anti-Drogas do Município.
Representantes dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, Ministério Público, Delegacia Civil, Policia Militar e comunidade civil organizada discutiu o tema com muito afinco o tema.
A audiência começou as 07:30 horas com a formação da mesa, logo em seguida foi apresentado uma peça teatral pelo grupo de Teatro dos Agentes de Saúde do Município com o seguinte tema: “A CARTA DE UM DROGADO”.
As autoridades que compuseram a mesa tiveram a oportunidade de expressar as suas idéias e falar um pouco da realidade de Mipibu.
Drº Robson Coelho – Delegado de Policia Civil
O delegado da cidade começou seu pronunciamento enfatizando que estas reuniões apenas não ficam em falação e que realmente possamos fazer alguma coisa, pois hoje é mais fácil fazer uma estatística de quantas residências na terrinha e ‘Boca de Fumo’ do que as que não são. Ainda deu algumas alfinetadas no vice-prefeito Arizio Fernandes, pois segundo Drº Robson Arizio passa seu fim de semana em Miami e não consegue visualizar a realidade de Mipibu.


Solane Costa – Secretária de Saúde do Município e Arizio Fernandes

A secretaria de Saúde Solane Costa inicia seu discurso enfatizando a dificuldade que o município enfrenta, pois quando a policia, o Conselho Tutelar, as políticas publicas não funcionam ‘estes’ são despejados na secretaria sem que a nossa secretaria tem as condições necessárias para atender um demando cada fez crescente, e muitas das mães por desespero buscam a promotoria do município sem que tenha antes passado pelas redes do município na tentativa de a todo custo livrar o seu filho das mãos do traficante que o ameaça em tirar a vida do seu filho. Solane convida a toda a sociedade a serem multiplicadoras desta idéia.
Drª Heliana Germano de Lucena – Promotora de Justiça
A promotora da nossa cidade começou seu discurso enfatizando as dificuldades que o ministério publico tem em receber estas mães que já não sabem o que fazer e nessa hora eu me coloco no lugar delas, pois também sou mãe e me imagina na mesma situação, temos que repensar o nossos hábitos e juntos toda a sociedade organizada fazer alguma coisa pela caso ‘Droga’ em nossa cidade.
Socorro Melo – Vereadora e Presidente da comissão Anti-Drogas na Frente de enfrentamento as Drogas no Município.
A vereadora em um discurso escrito em uma enorme folha diz que a Câmara Municipal estar também de mãos dados em prol desta causa.
Nesta hora mesa é desfeita e passa então a ser apresentada as decisões da reunião ampliada de 11 de Agosto do corrente ano, de onde saíram 06 propostas sendo 03 GOVERNAMENTAIS e 03 NÃO GOVERNAMENTAIS.
Confira as mesmas:
GOVERNAMENTAIS
ü      CRIAÇÃO DE UM GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA;
ü       IMPLANTAÇÃO DE UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA PARA TRATAMENTO DE USUÁRIO DE DROGAS;
ü       CRIAÇÃO DE UMA FRENTE PARLAMENTAR ANTI-DROGAS.
NÃO GOVERNAMENTAIS.
ü      TOQUE DE RECOLHER
ü       CRIAÇÃO DE OFICINAS (TERAPIA OCUPACIONAL, ESPORTE E CULTURA)
ü      INCLUSÃO NO PROJETO PEDAGÓGICO O TEMA PREVENÇÃO DO COMBATE ÀS DROGAS
As propostas foram colocadas em votação e um ponto polêmico foi levantado o TOQUE DE RECOLHER.

Fotos: Amauri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito mais notícias em apenas um click!