domingo, 22 de abril de 2012

GRUPO DE NÍSIA FLORESTA PARTICIPA DE PROGRAMA CONEXÕES DE MUSEUS EM NATAL

Fotos e Colaboração: Agripino Junior / Blog: Nisia Digital

A diretora de fomento e difusão de Museus do IBRAM, Eneida Braga Rocha, ratificando o Acordo de Cooperação Técnica junto a governadora Rosalba Ciarline.

Um importante evento da Museologia promovido pelo IBRAM via Fundação José Augusto foi realizado em Natal entre os dias 18 a 20 de abril, no teatro de Cultura Popular Chico Daniel. Foram três dias de palestras, debates e grupos de estudos que envolveram 12 técnicos do Instituto Brasileiro de Museus, entre eles o Presidente do IBRAM José Nascimento Júnior e a Diretora de Fomento de Difusão de Museus, Eneida Braga Rocha. 


A equipe feminina do IBRAM e a professora Rejane de Souza - horário de  almoço no Cassol 

Preocupada com o processo de qualificação e e gestão do Museu Nísia Floresta, a professora de Rejane de Souza levou para o evento um grupo de 14 pessoas para se apropriar de conhecimentos na área museal. “É preciso colher informações na própria fonte para se profissionalizar. Há agora um Museu que exige dos envolvidos conhecimentos específicos e todos precisamos nos aperfeiçoar para se assumir futuras demandas advindas de sua criação“, enfatiza a professora. 


O evento culminou com a assinatura entre  o IBRAM e o Governo do Estado de Um Acordo de Cooperação Técnica para implementação e fortalecimento dos Museus no RN. 


A professora Rejane dialogando com a deputada Fátima Bezerra sobre o Museu Nísia Floresta.

A proposição é de que seja criado um Plano Estadual de Museus do RN. Houve um participação significativa do grupo e todos olhares se voltaram para o Museu Nísia Floresta. Na fala dos representantes do IBRAM, da Governadora Rosalba Ciarline, da Deputada Federal Fátima Bezerra, o Museu de Nísia foi  o grande destaque. Mas ainda precisamos resolver o problema de gestão do Museu, reflete a professora Rejane. 


E, para isso, ela participou junto com outras pessoas de Nísia  do Grupo Estatuto de Museu e novo modelo de gestão, onde também foi a relatora do grupo, para se capacitar e  colher mais informações juntos aos técnicos do IBRAM, fonte financiadora do Museu, como realizar, de forma harmônica e eficente, esse processo. Durante o evento, professora esteve fortalecendo os vínculos com  a diretora do IBRAM, Eneida Braga Rocha, com quem vem mantendo contato desde a inauguração do Museu. 


E também com o amigo Fábio Lima, representante do Ministério da Cultura no Nordeste e a deputada Fátima Bezerra, grande parceira do Programa Conexões Museus no RN. Tais encontros são fontes de grande aprendizado, pois podemos tirar nossas dúvidas sobre essa área ainda nova da museologia com quem realmente entende do assunto, explica a nisiaflorestense. 

A participação de Nísia Floresta foi de fundamental importância para  fortalecer e divulgar o Museu Nísia Floresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito mais notícias em apenas um click!