A governadora Rosalba Ciarlini inicia a reunião cumprimentando a todos os presentes e fala de seu interesse me manter o pleno funcionamento das APAMIS no Estado. Fala das dificuldades enfrentadas pela Saúde do Estado, e diz que Luiz Fonseca aceitou o desafio de minimizar o colapso encontrado na saúde do Estado, mas que encontrarão medidas de manter a APAMI de São José funcionando.
A governadora ouve a competente Doutora Sara Medeiros, vice-presidente da APAMI. Doutora Sara contar a história daquela entidade que atende Mipibu e região há quase 70 anos e emocionada faz um apelo a governadora para que mantenha viva aquela entidade que realiza mais de 1000 mil partos anuais.
A governadora pede que todos os presentes ouçam o Secretário de Saúde Luiz Fonseca, que tecnicamente expôs a situação da saúde do estado e mostrou que não pode atender as solicitações pleiteadas pela comitiva mipibuense, pois segundo ele, nem mesmo o Ministro da Saúde não consegue visualizar como é que, falta-se profissionais nas estruturas estaduais, enquanto alguns profissionais estão cedidos a entidades filantrópicas, mas que a situação da APAMI em Mipibu deve ser resolvida entre os seus diretores e o município através de um consorcio com as cidades que usam do serviço.
Os deputados Fábio Dantas e Hermano Morais e o prefeito Arlindo Dantas ouviam atentamente a explanação do Secretário Luiz Fonseca, esperando o momento certo para que possam dar as suas propostas. De ante mão o prefeito Arlindo Dantas se disponibilizou em ajudar a APAMI com o que o município pode oferecer.
A comitiva mipibuense ouvia tudo atentamente as colocações do Secretário de Saúde.
Com o poder da fala o Deputado Fábio Dantas (PHS), diz ao Secretário de Saúde que não concorda com o consorcio, pois sabe que as cidade que farão adesão ao mesmo não cumprirão com a pactuação e com isso a APAMI não sobreviverá, em caráter de sugestão solicita que os médicos que estão na unidade se mantém e que o Secretário disponha de pelos menos 2 obstetras para que a APAMI funcione até de reestruturar.
Já o Deputado Hermano Morais pede à governadora que reveja a situação e que deixe a APAMI funcionando, uma entidade que tem uma história em Mipibu e diz ainda, essa não é uma briga partidária e sim uma luta em prol de famílias mipibuenses. Que reestruture o Hospital, mas mantenha a APAMI funcionando.
O Padre Matias ouvia atentamente as colocações feitas por todos os presentes e como bom observador que é, só ouvia.
Sobre a pressão da comitiva mipibuense o Secretário de Saúde pede que se alguém tem alguma ideia além do consórcio com os outros municípios que apresente, pois ele não ver outra alternativa para que a APAMI continue funcionando.
Por fim a governadora agradece a forma como foi conduzida a conversa e que não medirá esforços para que a APAMI funcione como vinha funcionando, mas que isso deve ser feito de forma técnica encontrando sempre a melhor forma, e propôs uma reunião técnica que será com: O prefeito Arlindo Dantas, O Secretário de Saúde do Município de São José de Mipibu, Alexandre Dantas, o Secretário de Saúde do Estado, Luiz Fonseca além de, Nadja Ferreira e Doutora Sara, vice-presidente da APAMI em Mipibu.
DO BLOG
Em suma, a incerteza ainda permeia povo mipibuense, que mesmo usando de toda força política vem para casa sem uma resposta definitiva. Aguardamos então, que hoje, as coisas sejam favoráveis a nossa APAMI esse é o desejo de toda classe politica mipibuense, acredito eu, e de todos os cidadãos mipibuenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito mais notícias em apenas um click!