O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, confirmou, na noite desta quinta-feira (6), que o Rio Grande do Norte já é considerado, tecnicamente, área livre de febre aftosa com vacinação. A confirmação foi dada durante visita do ministro ao XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), realizado no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, ocasião em que Antônio Andrade informou que até o final do mês virá ao Estado para fazer o anúncio oficial de que todo o Nordeste passará para o status de livre da aftosa com vacinação.
Durante a solenidade, o ministro Antônio Andrade elogiou o entusiasmo da governadora Rosalba Ciarlini com o produtor rural e ressaltou o empenho do Governo do Estado para a recuperação do setor no RN com destaque para o trabalho realizado para tornar o Estado livre de aftosa. “O RN está livre de aftosa com vacinação. Disso não tenho dúvida nenhuma, mas vamos deixar para anunciar oficialmente, em um único dia, quando todos os estados do Nordeste também estiverem. Isso significa muito para a pecuária do nosso país, pois são 22 milhões de animais que estão livres de aftosa com vacinação, o que é uma grande vitória”, informou o ministro.
A governadora Rosalba Ciarlini agradeceu a vinda do ministro ao Estado e ressaltou que o trabalho de vacinação do rebanho potiguar deve ser realizado continuamente. “É um trabalho contínuo como toda prevenção, inclusive, este é o mês de vacinação. Até o dia 30 de junho todo produtor deve vacinar o seu rebanho para que continuemos a ter o título de área livre de aftosa com vacinação. E dentro de 30 dias, teremos um novo evento quando será anunciado oficialmente que todo o Nordeste estará livre de aftosa. Com isso, conseguiremos mais apoio para fazer crescer ainda mais a atividade no nosso Nordeste”, disse a governadora.
Também presente à solenidade, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, reconheceu o esforço do ministro para vir ao Rio Grande do Norte e pediu apoio para os pleitos do Estado na área da agricultura. “Quero registrar o prestígio do Rio Grande do Norte, pois o ministro está embarcando hoje para a China, mas mesmo assim, aceitou o convite de vir antes ao nosso Estado. A sua presença aqui é a garantia de que o RN terá o apoio do seu ministério para o setor pecuário”, enfatizou Henrique Alves.
Participaram da solenidade ainda, os secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Júnior Teixeira, do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho; o presidente da Associação de Norte-riograndense de Criadores (Anorc), Marco Aurélio de Sá; o diretor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN, Zeca Melo; os deputados estaduais José Adécio e Gustavo Fernandes; além de empresários e autoridades locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito mais notícias em apenas um click!