sábado, 15 de junho de 2013

SÃO JOSÉ DE MIPIBU - I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO 2013 – PARTE II


O debate da I CONFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO é com o Presidente do Conselho Municipal de educação de São José de Mipibu, Marcelo Manduca que faz um relato dos assuntos mais citados nas pré-conferências dos diversos pólos. Problemas como: Infraestrutura e Pedagógico.


O principal objetivo da Conferência é fazer um paradoxo entre: A educação que temos com a educação que queremos.

Infraestrutura: Dentro do quesito, infraestrutura um dos maiores problemas que Manduca cita como, primário, o Transporte escolar foi um dos mais discutidos, pois a ausência, a falta e os atrasos nos transportes tem sido recorrentes. Além das estruturas físicas das escolas, e o repasse do complemento para a merenda escolar, que mesmo sendo deliberado pelo conselho municipal de merenda escolar foi reduzido em 50%.

Pedagógico: Já no quesito pedagógico Manduca pontua alguns dos assunto mais comentados nas pré-conferencias e abre o espaço para o debate com a Professora Universitária Do Carmo com Flávio José.


Os debatedores focaram no tema: Direitos Humanos relacionados a minorias no processo de inclusão escolar e aí subitens foram pontuados como: A homo afetividade, deficientes motores, psicossocial dentre outros. Neste momento a ouvimos o depoimento da Mãe da comunidade do Jardim. 


Veja: “Direitos Humanos? Que Direitos humanos? Fazem mais de dois meses que é solicitado que se tire o lixo da escola e ninguém faz nada. Meus filhos convivendo com baratas, ratos, esgotos a céu aberto e vocês ainda vem me falar de Direitos Humanos! Direitos humanos que meu filho vale 0,10 Centavos! Se vocês souberem onde está esse, Direitos Humanos, por favor, me digam que quero ir atrás dele, pois para que meus filhos pudessem estudar foi nesses dias de chuva foi preciso abrir o guarda-chuva dentro da sala de aula.” A mãe que se chama Edna termina suas palavras dizendo: “Isso é um pedido de Socorro! Socorram minha comunidade!


A coordenadora administrativa da Secretaria de Educação, Maria dos Prazeres faz o seguinte questionamento: “Qual a resposta do educador, quando o aluno nos questiona sobre a nossa posição sobre a homo afetividade?” Outros temas como maioridade penal, minorias como quilombolas dentro outros, um momento proveitoso e importante para o município.


No horário vespertino as debatedoras, Rejane Souza e Fátima Cardoso que discorreram sobre o eixo IV que trata da QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM.


O debate foi realizado em parceria com a dirigente do SINTE Fátima Cardoso, que foi a convidada do Conselho de Educação do Município. A professora Rejane fez a exposição do tema com grande propriedade e não se intimidou com a sabatina de perguntas recebidas pelo público presente.


O debate foi interessante e recebeu a presença do Legislativo mipibuense e dali saiu propostas para a Conferência Estadual em Educação, que receberá a presença dos delegados mipibuenses e diversos outros municípios do Rio Grande do Norte. O editor de nossa página participará como delegado representando a nossa cidade na Conferencia Estadual da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito mais notícias em apenas um click!