segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ciclo Politicos

Ciclo Políticos
É interessante notar como se reproduz no Município a teoria dos “Ciclos Políticos”. Senão vejamos, houve o ciclo Janilson/Hélio Ferreira, que foi interrompido por Leonel, e depois retomado por Janilson, até que o ciclo de Janilson acabou. Começou então o ciclo de Arlindo Dantas, e em paralelo o ciclo Norma eleita e reeleita prefeita. Agora, na iminência de começar o segundo governo Norma e a tentativa de Reeleição de Arlindo vejamos as probabilidades, sem paixões políticas analisando a situação dos dois grupos políticos que atuam na Cidade:
1) Grupo de Norma – Sem perspectivas de reeleição, a prefeita terá quatro anos para consolidar sua imagem e garantir a eleição de seu sucessor. Se fizer um excelente governo, garantirá não só a eleição de seu sucessor como também deixará a porta aberta para retornar a Prefeitura em 2016, contando que e o instituto da reeleição se extinguirá. Mas, para atingir esses objetivos e a continuidade de seu ciclo político a prefeita precisará mudar muita coisa. Norma tem a consciência que a campanha poderia ter sido ganha com muito mais facilidades e que houve um desgaste muito grande de sua imagem, sabe que precisará mudar alguns secretários para dar mais mobilidade ao Governo, sabe que o Ministério Público tem sido duro e contundente e não há muito o que esperar se não fizer as alterações necessárias para dar uma cara nova ao velho governo. Por outro lado, terá dificuldades em escolher um sucessor que agrade ao seu grupo e seja de sua confiança. Se quiser garantir a continuidade de seu ciclo terá de agir agora e começar com tudo o último mandato. Se não... Teremos um cenário clássico de fim de ciclo político.
2) Grupo de Arlindo – Atualmente o Deputado tem enfrentado dificuldades, o deputado tem sido omisso, aparece pouco e mesmo com o mandato, e o apoio do Governo do Estado não conseguiu eleger seu filho que sofre a sua segunda derrota eleitoral seguida. Mas se engana quem pensa que o ciclo do Deputado acabou. O Deputado tem dois anos de mandato, é um político inteligente e carismático. E nós devemos lembrar que ninguém se elege prefeito duas vezes e deputado estadual por acaso e deverá tentar a reeleição que será uma espécie de prova de fogo. Se passar e conseguir a reeleição chegará em 2012 muito forte e com amplas chances de vitória. Contudo, se perder estará numa situação complicadíssima. Contra ele pesam a idade e a dificuldade de encontrar um sucessor. O sinal de Alerta deve estar ligado para o Grupo de Arlindo, para que a situação atual não seja a de final de ciclo.
Enfim, a construção do cenário político futuro começa agora, se os dois grupos não mudarem suas posturas atuais estaremos vivendo o final de dois ciclos políticos e o nascimento de outro ou outros (quem sabe?). A verdade é que as urnas desse ano deram muitos sinais, a política está mudando, os eleitores estão cada vez mais exigentes, e não dá para esperar resultados diferentes fazendo tudo do mesmo jeito sempre. Há muita especulação, muito disse me disse, mas a verdade é que tanto os políticos como a população de uma maneira geral esperam atitudes. Na espreita de 2012 já existem vários nomes esperando os movimentos dos dois grupos. Eu já ouvi falar pelo menos de uma dezena de possíveis candidatos: Rôda, Edvar da Farmácia, Ednaldo Barreto, Kerinho, Alexandre Dantas, Clidenor, Jean, Jamaci, George Ney de Nísia, Dr. Arízio, Arlindo Dantas, etc.... e aí? O que os meus leitores pensam? Vamos acompanhar o dia-a-dia e voltar a este artigo em dois anos e ver como a situação estará.
O TEXTO ACIMA É UMA POSIÇÃO ISOLADA DE SEU EDITOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito mais notícias em apenas um click!