quarta-feira, 28 de julho de 2010

POLÊMICA – POR ALEXANDRE SILVA FREIRE

Há poucos dias, ouvi, em uma roda de conversa, a seguinte frase: “O padre proibiu o São João em frente à Igreja Matriz, mas fez a festa dos padroeiros no mesmo local! E aí, não seria uma atitude contraditória?”
Inicialmente, quero externar minha admiração ao nosso padre, uma vez que o seu trabalho não se limita ao campo religioso, busca, também, discutir problemas sociais, políticos, econômicos e outros que dizem respeito ao progresso de São José do Mipibu. É comum, ao visitarmos os blogs mipibuenses, vermos matérias e/ou comentários sobre essas e outras temáticas.
Em relação ao local onde era realizado o São João (largo da igreja), sou a favor em não fazê-lo naquele espaço, visto que, como já foi muito mencionado, além de o evento não apresentar uma estrutura física satisfatória, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas; bandas com letras de música que fazem apologia à criminalidade e ao sexo e outras mazelas que ali se manifestam, anunciam um desrespeito aos princípios religiosos, sobretudo, ao nosso principal templo católico de orações: a Igreja Matriz – além de outros problemas. Entretanto, reconheço alguns benefícios proporcionados pela festa: entretenimento, favorecimento para o comércio ambulante etc
Já sobre a festa dos padroeiros, o evento contou com um bom número de participantes; barracas; shows com artistas locais e de outras localidades, entre outros atrativos. Porém, a exemplo do São João em São José, ainda existem graves problemas, como a falta de banheiros no entorno do evento, o que contribui para que algumas pessoas continuem usando as paredes dos comércios, das residências e até da igreja como sanitários; e o consumo de bebidas alcoólicas, tão criticado pelos religiosos.
Essas e outras irregularidades sugerem uma reflexão e, principalmente, um planejamento, para que nos próximos anos, tenhamos uma festa e também um discurso mais coerentes. O que não se deve é repudiarmos determinadas coisas e... depois fazê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito mais notícias em apenas um click!