segunda-feira, 15 de abril de 2013

RN 2014 - A APOSTA DA ROSA PARA DAR GUINADA NO GOVERNO E VIABILIZAR A REELEIÇÃO DE 2014



Estratégia política da governadora Rosalba Ciarlini me parece clara com vistas a 2014. Com o dinheiro dos empréstimos autorizados pela Assembleia Legislativa, no valor total de dois bilhões de reais, ela pretende desencadear uma série de obras, em diversas áreas, para criar um ambiente econômico mais favorável e desenvolvimentista.

Só com o BIRD, do Banco Mundial, Rosalba deverá contar com mais de um bilhão de reais para ser investido m programas de combate à pobreza e melhoria dos indicadores sociais. Mão na roda para qualquer agente político. O empréstimo do Banco Mundial foi autorizado em 2011 e até agora não saiu do papel por causa da burocracia da Secretaria do Tesouro Nacional, que tem sido rigorosíssima com os entes federados atolados em dívidas, como são os casos dos governos estadual e da capital.

Do total de 2 bilhões, Rosalba já contratou quase 700 milhões de reais para finalidades diversas. Boa parte dos recursos se deve a operações com o BNDES. Rosalba Ciarlini gastou praticamente o atual mandato colocando as contas do governo em dia e sinalizando um volume de obras a partir destes empréstimos, já que o Estado perdeu sua capacidade de investimentos. Com o orçamento extremamente limitado, só resta a Rosalba Ciarlini o endividamento para fazer algo mais. E assim fará com o dinheiro dos empréstimos, que é bom que se lembre, terá de ser pago pela sociedade do RN.


Mais do que nunca, precisamos estar atentos à qualidade destes gastos - a finalidade, o destino, necessidade e a execução destas obras. Os financiamentos do governo não devem servir a qualquer projeto eleitoral. Deve servir aos interesses da sociedade norte-rio-grandense, que aguarda melhorias nos setores da saúde, da educação, da segurança pública, do saneamento básico e da geração de emprego de renda. Pode parecer ingênuo, mas tem de ser assim. Os empréstimos inevitáveis não podem estar sujeitos ao período pré-eleitoral. Mas na prática acaba sendo, como acontece em qualquer governo. É bom que a sociedade se informe mais sobre os recursos dos empréstimos autorizados para o governo Rio Grande do Norte. Afinal, os gastos foram autorizados em nome povo. Texto: Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito mais notícias em apenas um click!