segunda-feira, 9 de setembro de 2013

SÃO JOSÉ DE MIPIBU - O CONHECER EDUCACIONAL PROMOVE A CULTURA.

MAIS FOTOS AQUI



O Conhecer Educacional mostrou que também promove a Cultura e com isso ensina aos educandos a importância da Cultura de um povo, de uma cidade, de um estado e de um país. Com essa proposta de promover a Cultura, saiu às ruas e mostrou através de apresentações realizadas pelos alunos o nosso folclore em mais uma edição do CONHECER CULTURAL que teve como palco o Centro Cultural da cidade.


O espaço Cultural ficou pequeno para receber as belíssimas apresentações realizadas desde os pequeninos até aos mais adultos. Cantigas de roda, Ciranda, Pau de Fitas, Coco de roda, Pastoril, Boi de reis e carimbó, dentre outras.


Os pequeninos do nível V representaram a música: A linda Rosa Juvenil e encantaram aos pais pela perfeição nas coreografias, mais uma prova que o Conhecer sempre faz o melhor.


A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil A linda rosa juvenil, juvenil Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar

Vivia alegre em seu lar, em seu lar


E um dia veio um belo rei, belo rei, Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim, que despertou a rosa assim, bem assim, Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei, batemos palmas para o rei, para o rei


Ciranda. Desde cedo os pequeninos aprendem na prática a importância da Cultura de um povo de uma cidade.


A Dança Pau de Fitas é uma tradição milenar, originária do meio rural que aparece em alguns países latino-americanos como: a Espanha, Inglaterra e outras regiões da Europa.


O Carimbó é considerado um gênero musical de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se recebendo outras influências, principalmente negra. Seu nome, em língua tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó, feito de tronco de madeira e pele de animal. A apresentação ficou por conta das alunas do 6° ano. 


O Pastoril integra o ciclo das festas natalinas do Nordeste, particularmente, em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. É um dos quatro principais espetáculos populares nordestinos.


Folguedo do boi registrado no Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba. Compõe-se de cantos recitativos, situações cômicas e entrechos dramáticos, destacando-se o episódio de morte e ressurreição do boi. Estão no comando do espetáculo Mestre e Contramestre; na parte séria e devota Galantes e Damas; na parte cômica Mateus, Birico, Catirina, Vaqueiros, Cavalo Marinho, Urso, Ema, Gata, Jaraguá, Gigante e o boi. 

Antes das apresentações os alunos do Conhecer Educacional estudam sobre o tema a ser apresentando, com isso, aprendem ao mesmo tempo que apresentam, motivo da segurança e das belíssimas apresentações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito mais notícias em apenas um click!