Fonte e Fotos: Informativos Mipibu & Tribuna do Norte
Como fora previsto pelo proprietário Marcos lopes, o Museu do Vaqueiro começou a oferer curso de artesanato onde estudantes entre 13 e 14 anos aprendem a moldar suvenires, acessórios e peças de vestuário fabricados com pele, principalmente, de bode. Além de manter viva a tradição e a cultura da figura símbolo do sertão, o curso proporciona oportunidade de qualificação e renda para os participantes.
Serão 20 adolescentes entre 13 e 14 anos de São José de Mipibu e Nísia Floresta participando da oficina oferecida gratuitamente que está entrando na sua 2ª fase. De acordo com Marcos Lopes, o Mestre Júnior, de Cabaceira (PB), ministrou as aulas na primeira fase das oficinas. "Começaremos novo ciclo com um artesão daqui de São José de Mipibu, que apresentará aos alunos outras maneiras de se trabalhar com o couro e chegar à resultados semelhantes”, disse o proprietário do Museu do Vaqueiro e promotor do Forró da Lua
A produção deve culminar na distribuição e venda da produção de souvenires, como chaveiros de chapéus e sandálias de couro.
O projeto Museu do Vaqueiro deve realizar em breve cursos de sanfona, zabumba e triângulo, todos gratuitos e voltados para crianças e adolescentes da rede pública de ensino.
O projeto Museu do Vaqueiro deve realizar em breve cursos de sanfona, zabumba e triângulo, todos gratuitos e voltados para crianças e adolescentes da rede pública de ensino.
O Museu do vaqueiro continua aberto gratuitamente à visitação para a população, especialmente estudantes, conhecer mais sobre a cultura nordestina. As visitas devem ser agendadas com o proprietário Marcos Lopes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito mais notícias em apenas um click!