quarta-feira, 3 de abril de 2013

O PROJETO DE FORMAÇÃO DE LEITORES EM LITERATURA INFANTO-JUVENIL DE FORMA LÚDICA (PFLLIJ) DEMONSTRA O COMPROMISSO E A SERIEDADE COM O SOCIAL E O USO ADEQUADO DOS RECURSOS PÚBLICOS FEDERAIS.


O Projeto de Formação de Leitores em Literatura Infanto-Juvenil de Forma Lúdica (PFLLIJ) demonstra o compromisso e a seriedade com o social e o uso adequado dos recursos públicos federais. A iniciativa brotou do desejo de ajudar ao próximo e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais leitora da nisiaflorestense, a professora Rejane de Souza, que detém seu Mestrado na área de Literatura pela UFRN e na iminência de se tornar doutora, também, na área de Literatura.

Apesar do projeto não dispor de grandes recursos, uma vez que foi proposto por Pessoa Física, a professora, usando de sua criatividade para mobilizar seu círculo de amizade nas mais diversas áreas, tem conseguido junto à equipe de trabalho realizar um trabalho digno de nota. O projeto que foi contemplado pelo edital do BNB Cultural já realizou a sua terceira oficina no mês de março. As ações atingem direta e indiretamente dezenas de pessoas.


As ações têm o patrocínio do Banco do Nordeste, do BNDES e do Governo Federal e tem como parceiros a Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, a Secretaria Municipal de Educação de Nísia Floresta e Paróquia de Nossa Senhora do Ó. Além disso, o projeto recebeu doações de livros da diretora do Instituto Câmara Cascudo, Daliana Cascudo, neta do historiador, escritor e folclorista ilustre.


A ação conta com uma equipe de apoio comprometida, uma assessoria de comunicação competente, professores da rede municipal e estadual atuantes na área de leitura e escrita, dispostos a alimentar seus conhecimentos através do seleto grupo de formadores contratados pelo projeto para ministrar as palestras e oficinas.


A oficina inaugural foi realizada no dia 30 de novembro de 2012 e contou com a palestra da escritora Salizete Soares Freire, que encantou a todos com suas histórias de vida e dos livros. O local escolhido foi o Centro Pastoral Isabel Gondim.



Ocorrida poucos dias antes do Natal, na Escola Estadual Nísia Floresta, a segunda oficina foi ministrada pela professora Rejane de Souza. Com uma decoração muito criativa feita pela equipe, a temática foi “Cantos, contos e encantos natalinos”.



Em 23 de março passado, houve a terceira oficina do projeto. Dessa vez, envolvendo, também, os estudantes da Escola Maria Dolores, beneficiários maiores da ação. A oficina teve um formatado diferente, pois envolveu mostra de artes, de poesias e lançamento de livro dos talentos locais. Os estudantes e docentes contaram com a bela exposição de contação de história da arte-educadora Dorinha Timóteo e oficina de memórias.



O projeto, com esse grau de profissionalismo e responsabilidade pelo social, vem conseguindo imprimir uma marca positiva ao grupo e aos seus beneficiários. Afinal, trata-se de uma ação que visa a formar os docentes da região através de oficinas que possam contribuir no aperfeiçoamento de suas práticas de leitura e escritas nos espaços escolares e fora dele. E, com isso, o ganho é de todos. Fonte: Nísia Digital


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