sábado, 8 de dezembro de 2012

CARTA DE AGRADECIMENTO DA SECRETÁRIA SOLANE COSTA


Estado do Rio Grande do Norte
Prefeitura Municipal de São José de Mipibu/RN
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeita: Norma Ferreira Caldas
Vice prefeito: Arízio Fernandes
Secretária de Saúde: Solane Costa

Carta de Agradecimento aos que fazem às Instituíções, Entidades, rede de comunicação e cidadãos Mipibuenses

Prezados (as),

Iniciamos esta carta citando versos da escritora Adélia Prado: “Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é. A coisa mais fina do mundo é o sentimento”. Sentimentos nos movem, transformando o nosso viver. Especialmente hoje, vimos agradecer por sua atuação durante o período de nossa gestão em saúde; atuação esta pautada pelo propósito de servir com ética, competência e solidariedade.  Alinhamos compromissos e responsabilidades com a finalidade de corresponder às necessidades e demandas da população usuária do Sistema Único de Saúde de São José de Mipibu/RN, buscando implementar um modelo de atenção que promovesse maior justiça social, como um direito inalienável. Tendo a certeza que muito ainda há por fazer, realizamos o que foi possível...

Compartilhamos sonhos, experiências e muitas conquistas. Como por exemplo, cito a ampliação da Estratégia Saúde da Família de 12 para 16 Equipes; Saúde Bucal de 04 para 16 equipes; a construção de 03 unidades de saúde (Em Tancredo Neves, Manimbu e Areia Branca) e Cohab em que a obra está sendo iniciada; as reformas e ampliações de serviços de saúde; a implantação de 02 Pólos de Academias; a implantação de 11 academias públicas de saúde – sendo 09 para adultos, 01 para população infantil, 01 para pessoas com deficiências – em 2008 recebemos um Prêmio Nacional (na 8ª EXPOEPI) pela atuação na promoção da saúde, em virtude das atividades de caminhadas com os idosos e atividades corporais; a implantação de 02 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF); a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas(CEO) e do Complexo de Reabilitação (Centro de Atenção Psicossocial - CAPS e Centro de Reabilitação); a implantação do Centro de Atenção à Saúde da Mulher; a implantação do Serviço de Atenção Especializada (SAE – DST/ AIDS) e a implementação do Centro de Referência com 22 especialidades médicas. Ressaltamos também, a regulamentação da categoria profissional dos agentes comunitários de saúde e endemias; a transformação do regime de trabalho de CLT para estatutário destes trabalhadores; a realização de concurso público; a implantação do plano de cargos, carreiras e salários - PCCS, além de sempre primar pelo pagamento de salários em dia.

Destacamos que nossas conquistas culminaram na melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Avançamos em resultados de indicadores básicos, comprovados epidemiologicamente no período de (07) sete anos, como exemplo: redução do número de óbitos em menores de um ano de idade de (em 2004, foram registrados 15 óbitos e finalizamos o ano de 2011 com apenas 03); redução da taxa de internação por Acidente Vascular Cerebral – AVC (em 2004, o resultado alcançado foi de 42,69/10000 e concluímos o ano de 2011 com resultado 6,8/ 10000); redução da taxa de internação em idosos por fratura de fêmur (em 2004, foi de 40,01 e encerramos o ano de 2011 com o resultado de 19,25/10000); mães com sete ou mais consultas pré- natal de 16,03 em 2004 para em 2011 fecharmos 40,39 de acesso. Não menos importante, temos a informar que todas as campanhas de vacinação seja infantil, para idosos, canina e outras, em todas atingimos mais de 95% de cobertura. Em relação à Dengue, todos os anos conseguimos realizar os seis ciclos de operação no combate ao vetor, além de campanhas, mobilizações, fato comprovado por nunca termos sofrido grandes calamidades, ainda que o município fosse considerado área de risco epidemiológico. 
Atuamos com outras atividades na área de vigilância em saúde. Recebemos uma avaliação externa do Ministério da Saúde para avaliação da melhoria da qualidade na Atenção Básica – PMAQ, após visita dos avaliadores, fomos certificados com 15 equipes de saúde da família em 2º lugar no estado, 12º no Nordeste e 60º no Brasil (Portaria MS 2.626 de 19 de Novembro de 2012), devido a isto estamos deixando um crédito mensal a mais em torno de 120.000,00 para a próxima gestão municipal, no bloco da atenção Básica. Dentre outros dados em que os resultados obtidos devemos a todos vocês, seja pela ação direta ou indireta.
Acreditamos que tal jornada, construída coletivamente, foi um aprendizado significativo para nossas vidas e para as vidas das pessoas a quem dedicamos o nosso tempo e o nosso conhecimento. Finalizamos, portanto, enfatizando os sinceros agradecimentos de toda equipe à sua contribuição no período que estivemos a frente da Secretaria de Saúde de São José de Mipibu/RN.
Obrigada, Saúde e Paz – VIVA o SUS!

Solane Maria Costa
Secretária de Saúde – Julho 2006 a Dezembro 2012 
São José de Mipibu/RN, dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito mais notícias em apenas um click!